Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cheia de tanta falta de respeito



Causa-me espanto ler notícias como as que tenho lido nos dois últimos dias: alunos da UNESP zombando de meninas mais gordinhas, homofobia na ECA, bullyng a professores e por aí vai.

Por que alunos considerados os melhores do mercado, selecionados pelo bom nível de educação escolar, na maioria viajados, fluentes em um ou mais idioma, com pais bem sucedidos na vida, tem esse tipo de postura? O básico, que deveria vir de casa como aprender a conviver com as diferenças, respeitar as pessoas, não me parece nem um pouco importante aos olhos desses alunos.

Respeito ao próximo é um conceito básico que deveria fazer parte da vida de todo mundo desde o berço. Mas infelizmente o que se vê (com frequência) é bem diferente disso.

Com certeza babacas existem em qualquer lugar e ter passado em um vestibular concorrido não é sinônimo de boa educação, muito menos de cultura. Engana-se quem pensa que isso tem a ver com a popularização do ensino superior, tem a ver sim, com a sociedade hipócrita em que vivemos. A começar pelos pais, que deseducam seus filhos ao fazê-los pensarem que podem tudo. Esses são os profissionais que estamos formando, e não é privilégio das universidades públicas somente, vide o caso UNIBAN onde uma menina foi hostilizada por conta de um vestido justo e curto (Oi? Em que ano nós estamos mesmo?). O jovem está cada vez mais imbecilizado e não dá o menor valor a nada.

Tristeza em ver que respeito, responsabilidade e ética são valores que cada vez menos fazem parte da vida das pessoas. Reflexo de uma sociedade permissiva e sem estrutura familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário